Protocolo de Montreal
No último 16/9, o Protocolo de Montreal completou 20 anos. Dele nasceu o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Esse assunto — que hoje inquieta não apenas os cientistas, mas também as lideranças mundiais — passa pela urgente necessidade de um processo educativo dos povos e de seus comandantes, tendo a vivência do ecumenismo como ferramenta básica. Na revista Globalização do Amor Fraterno, publicação especial da LBV para o High-Level Segment 2007, do Ecosoc (ONU), explico que quando falamos em ecumenismo, queremos dizer universalismo, fraternidade sem fronteiras, solidariedade mundial, visto que entendemos a Humanidade como uma família. E não existe uma só em que todos possuam o mesmo comportamento. Cada um é um cosmos independente, o que não implica que esses “corpos celestes” tenham de esbarrar uns nos outros. Reportamo-nos então ao ecumenismo dos corações, aquele que nos convence a não perder tempo com ódios e contendas estéreis, mas, como aconselha Jesus no Evangelho, a estender a mão aos caídos, pois se comove com a dor; tira a camisa para vestir o nu; contribui para o bálsamo curativo do que se encontra enfermo; protege os órfãos e as viúvas; sabe que a educação com espiritualidade ecumênica tornar-se-á cada vez mais fundamental para o progresso das gentes, porque ecumenismo é educação aberta à paz; para o fortalecer de uma nação (não para que domine as outras); portanto, o abrigo de um país, qualquer que o seja, e a conservação do orbe, que nos agasalha como filhos nem sempre bem-comportados. Basta lembrar o lamentável fenômeno do aquecimento global, a cada dia denunciado pelas maiores cabeças pensantes do mundo.(Paiva Netto)
Fonte: debrasilia
30 setembro 2009
28 setembro 2009
O Último Folheto

“Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos” (Lucas 9:26)
Todos os domingos de manhã, depois da reunião do grupo de oração na igreja, o coordenador do grupo e seu filho de apenas 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos falando do amor de Deus pra com seus filhos.
Numa daquelas tardes de domingo, quando chegou à hora do pai e seu filho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito em toda a região. O menino como de costume, se agasalhou e sem hesitar disse:
-'Ok, papai, estou pronto.'
E seu pai perguntou:
-'Pronto para quê?'
-'Pai, está na hora de pegarmos os nossos folhetos e sairmos'.
Seu pai respondeu:
-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito'.
O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:
-'Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva'?
Seu pai respondeu:
-'Filho, eu não vou sair nesse frio'.
Triste, o menino perguntou:
-'Pai, eu posso ir?'
Pensativo por um momento, o pai disse:
-'Tudo bem, pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado.'
Então ele saiu no meio daquela chuva.
Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos a todos que via.
Depois de caminhar por horas na chuva, estava todo molhado, mas faltava um último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam desertas.
Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta.
Finalmente, o menino se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda. E, finalmente, a porta se abriu bem devagar. Era uma senhora idosa com um olhar triste. Ela perguntou:
-'O que você deseja, meu filho?'
-'O que você deseja, meu filho?'
Com um sorriso que iluminou o mundo dela, o menino disse:
-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR.'
Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:
-'Obrigada, meu filho! E que Deus te abençoe!'
Bem, no domingo seguinte na Igreja, o Coordenador do Grupo de Oração, após a sua pregação perguntou:
- 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'
Lentamente, na última fila da Igreja, uma senhora idosa se pôs de pé. E começou a falar.
- 'Ninguém me conhece neste Grupo, eu nunca estive aqui. Até o domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu há algum tempo e eu fiquei sozinha neste mundo. No domingo passado, um dia frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.'
- 'Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi para o sótão da minha casa, amarrei a corda numa madeira do telhado, subi na cadeira e coloquei a corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, só e de coração dilacerado, estava pronta pra saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou'. Eu pensei:
-'Quem será? '
-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora.'
Eu esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa passou a bater forte. E pensei:
-'Quem pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa há tempos, ainda mais num dia desses.' Afrouxei a corda do meu pescoço e fui à porta ver quem era, enquanto a campainha soava cada vez mais alta.
Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante que já vi em minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito saltasse para a vida quando ele disse:
-'Senhora, eu só vim aqui para dizer que JESUS A AMA MUITO.' Então ele me entregou este folheto que eu tenho em minhas mãos.
-'Senhora, eu só vim aqui para dizer que JESUS A AMA MUITO.' Então ele me entregou este folheto que eu tenho em minhas mãos.
.
Conforme aquele menino desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e li cada palavra deste folheto. Então eu subi para o sótão, peguei minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - agora eu estou aqui. Já que o endereço do seu Grupo de Oração estava no verso deste folheto, vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADA a este menino de Deus que no momento certo livrou a minha alma.'
Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos no grupo de oração. O coordenador então foi em direção à primeira fila onde o 'seu' menino estava sentado. Tomou seu filho nos braços e chorou tremendamente.
Provavelmente nenhum grupo de oração teve um momento tão grande como este e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor e honra por causa do seu filho... Exceto um!
O Pai Eterno também permitiu que o Seu Filho viesse a um mundo frio e tenebroso. Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível, o Pai O assentou num trono acima de todo principado e lhe deu um nome que é acima de todo nome: Jesus Cristo! Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Que Ele seja conosco; que possa nos dar o poder do Espírito necessário, para que como este garoto, não venhamos a negligenciar o maior privilégio já comissionado a seres mortais: pregar o evangelho da salvação sem vacilo, com alta voz, a toda língua, povo e nação, nestes que são os últimos dias da história deste mundo.
REFLEXÃO: "Recebi instruções que, ao nos aproximarmos do fim [...] devem ser espalhados, como FOLHAS DE OUTONO, entre o povo, FOLHETOS que contenham a luz da PRESENTE VERDADE. [...] esses folhetos serão como as folhas da árvore da vida, que servem para a cura das nações." (Ev, p. 35, 36).
25 setembro 2009
"e terremotos, em vários lugares." Mateus 24;7
Pesquisa realizado no Google no dia 25/09/2009.
Prestem a atenção nas datas da publicação das reportagens.
Mortos em terremoto na Indonésia já são 46
O Globo - 03/09/2009
O violento terremoto que sacudiu a ilha de Java na quarta-feira já deixou 46 mortos confirmados e mais de 300 feridos, mas dezenas de pessoas continuam ...
Forte terremoto atinge a Venezuela
O Globo - 12/09/2009
WASHINGTON (Reuters) - Um forte terremoto de magnitude 6,4 atingiu no sábado a Venezuela, sacudindo prédios na capital Caracas. ...
Terremoto de 6,3 graus sacode Reino do Butão e norte da Índia
G1.com.br - 21/09/2009
Um terremoto de 6,3 graus de magnitude na escala Richter sacudiu hoje o Reino do Butão eo norte da Índia, informou o Centro de Informação sobre Terremotos ...
Terremoto de 4,2 graus atinge sul do Peru
G1.com.br - 15/09/2009
Um terremoto de 4,2 graus de magnitude na escala Richter foi sentido hoje na cidade de Aplao, na região de Arequipa, 1030 mil quilômetros ao sul de Lima, ...
Forte terremoto atinge a Geórgia
G1.com.br - 07/09/2009
Um terremoto de magnitude 6.2 na Escala Richter atingiu nesta segunda-feira (7) a Geórgia, a 156 km a nordeste da capital Tbilisi, segundo o Centro de ...
Terremoto de 6 graus no norte da Nova Zelândia
G1.com.br - 31/08/2009
Um terremoto de 6 graus de magnitude na escala Richter sacudiu hoje as águas da Ilha Norte da Nova Zelândia e até agora sem informações sobre qualquer dano ...
Forte terremoto abala Ilhas Samoa
AFP - 30/08/2009
WELLINGTON, Nova Zelândia — Um forte terremoto de 6,6 graus na Escala Richter abalou neste domingo as Ilhas Samoa, no sul do Pacífico, anunciou o Centro de ...
ML:Não me diga que sempre ocorreu essa frequência de terremotos. Veja o gráfico abaixo
São dados obtidos pela USGS - U.S. Geological Survey desde o ano 1900.
Desde 1999, nota-se um aumento significativo na frequência de terremotos acima de 6 graus.

"Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam."Mateus 24;32,33,34
Prestem a atenção nas datas da publicação das reportagens.
Mortos em terremoto na Indonésia já são 46
O Globo - 03/09/2009
O violento terremoto que sacudiu a ilha de Java na quarta-feira já deixou 46 mortos confirmados e mais de 300 feridos, mas dezenas de pessoas continuam ...
Forte terremoto atinge a Venezuela
O Globo - 12/09/2009
WASHINGTON (Reuters) - Um forte terremoto de magnitude 6,4 atingiu no sábado a Venezuela, sacudindo prédios na capital Caracas. ...
Terremoto de 6,3 graus sacode Reino do Butão e norte da Índia
G1.com.br - 21/09/2009
Um terremoto de 6,3 graus de magnitude na escala Richter sacudiu hoje o Reino do Butão eo norte da Índia, informou o Centro de Informação sobre Terremotos ...
Terremoto de 4,2 graus atinge sul do Peru
G1.com.br - 15/09/2009
Um terremoto de 4,2 graus de magnitude na escala Richter foi sentido hoje na cidade de Aplao, na região de Arequipa, 1030 mil quilômetros ao sul de Lima, ...
Forte terremoto atinge a Geórgia
G1.com.br - 07/09/2009
Um terremoto de magnitude 6.2 na Escala Richter atingiu nesta segunda-feira (7) a Geórgia, a 156 km a nordeste da capital Tbilisi, segundo o Centro de ...
Terremoto de 6 graus no norte da Nova Zelândia
G1.com.br - 31/08/2009
Um terremoto de 6 graus de magnitude na escala Richter sacudiu hoje as águas da Ilha Norte da Nova Zelândia e até agora sem informações sobre qualquer dano ...
Forte terremoto abala Ilhas Samoa
AFP - 30/08/2009
WELLINGTON, Nova Zelândia — Um forte terremoto de 6,6 graus na Escala Richter abalou neste domingo as Ilhas Samoa, no sul do Pacífico, anunciou o Centro de ...
ML:Não me diga que sempre ocorreu essa frequência de terremotos. Veja o gráfico abaixo
São dados obtidos pela USGS - U.S. Geological Survey desde o ano 1900.
Desde 1999, nota-se um aumento significativo na frequência de terremotos acima de 6 graus.

"Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam."Mateus 24;32,33,34
"E ouvireis de guerras e de rumores de guerras..." Mateus 24;6
"Solicitei esta reunião para que possamos discutir no mais alto nível uma ameaça fundamental à segurança de todos os povos e todas as nações -a disseminação e o uso de armas nucleares", disse Obama na reunião da ONU.
Ahmadinejad dizia que o Estado islâmico poderia mandar qualquer um que o atacasse "para o inferno". De fato, o Sejil 2 pode atingir bases dos EUA e de Israel no Golfo.
PITTSBURGH, EUA — Os presidentes americano, Barack Obama, e francês, Nicolas Sarkozy, assim como o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, denunciaram nesta sexta-feira a construção de uma segunda usina de enriquecimento de urânio no Irã e ameaçaram o regime de Teerã com novas sanções.
ML:As profecias estão se cumprindo diante de nossos olhos.
Ahmadinejad dizia que o Estado islâmico poderia mandar qualquer um que o atacasse "para o inferno". De fato, o Sejil 2 pode atingir bases dos EUA e de Israel no Golfo.
PITTSBURGH, EUA — Os presidentes americano, Barack Obama, e francês, Nicolas Sarkozy, assim como o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, denunciaram nesta sexta-feira a construção de uma segunda usina de enriquecimento de urânio no Irã e ameaçaram o regime de Teerã com novas sanções.
ML:As profecias estão se cumprindo diante de nossos olhos.
"e haverá fomes..." Mateus 24;7
Josette Sheeran, diretora-executiva do Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU, disse que a organização enfrenta o maior desafio de sua história.
"O problema da crise alimentar e da crise financeira é que elas se disseminaram pelo mundo em silêncio, com o bilhão mais pobre dos habitantes do mundo sendo seletivamente mais atingido"
"O número de pessoas que estão passando fome passou de 1 bilhão este ano, pela primeira vez", disse Sheeran.
"uma em cada seis pessoas no mundo passa fome. "
oglobo
ML:Volta Senhor Jesus!
"O problema da crise alimentar e da crise financeira é que elas se disseminaram pelo mundo em silêncio, com o bilhão mais pobre dos habitantes do mundo sendo seletivamente mais atingido"
"O número de pessoas que estão passando fome passou de 1 bilhão este ano, pela primeira vez", disse Sheeran.
"uma em cada seis pessoas no mundo passa fome. "
oglobo
ML:Volta Senhor Jesus!
24 setembro 2009
BENTO XVI: LÍDERES DO MUNDO SE UNAM PARA PROTEGER A CRIAÇÃO
Cidade do Vaticano, 24 set (RV) - Bento XVI dirigiu uma videomensagem aos participantes da Conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, em andamento em Nova Iorque. Os líderes dos Estados ajam com coragem para salvaguardar o dom precioso da Criação – exorta o pontífice.
O texto da mensagem reproduz o que o papa disse durante a audiência geral de 26 de agosto passado, na qual dedicou amplo espaço ao tema da defesa do ambiente.
É importante que "a comunidade internacional e os governos individualmente considerados enviem sinais justos aos cidadãos" – são os votos do Santo Padre, que exorta os participantes da Conferência da ONU sobre o clima a encontrarem as medidas adequadas para contrastar as práticas de exploração do ambiente:
"Os custos econômicos e sociais na utilização dos recursos comuns devem ser reconhecidos com transparência", dedicando atenção às futuras gerações – ressalta o papa. "A proteção do ambiente, a salvaguarda dos recursos e do clima – adverte – obriga todos os líderes a agirem juntos, no respeito pelo direito e promovendo a solidariedade com as regiões mais necessitadas do mundo."
"Juntos – prossegue o Santo Padre – podemos construir um desenvolvimento humano integral do qual todos nos beneficiamos", hoje como no futuro. Um desenvolvimento – ressalta evocando a sua última encíclica – que seja "inspirado nos valores da caridade na verdade".
Para que isso ocorra, "é essencial que o atual modelo de desenvolvimento seja transformado" mediante um maior sentido de responsabilidade pela Criação – é a sua reflexão. Tal exigência não é decorrente somente dos fatores ambientais, "mas também do escândalo da fome e da miséria humana" - observa.
Em seguida, Bento XVI assegura o seu apoio à Conferência da ONU, recordando que a Igreja considera as questões concernentes ao ambiente, extremamente ligadas ao desenvolvimento humano integral. (RL)
O texto da mensagem reproduz o que o papa disse durante a audiência geral de 26 de agosto passado, na qual dedicou amplo espaço ao tema da defesa do ambiente.
É importante que "a comunidade internacional e os governos individualmente considerados enviem sinais justos aos cidadãos" – são os votos do Santo Padre, que exorta os participantes da Conferência da ONU sobre o clima a encontrarem as medidas adequadas para contrastar as práticas de exploração do ambiente:
"Os custos econômicos e sociais na utilização dos recursos comuns devem ser reconhecidos com transparência", dedicando atenção às futuras gerações – ressalta o papa. "A proteção do ambiente, a salvaguarda dos recursos e do clima – adverte – obriga todos os líderes a agirem juntos, no respeito pelo direito e promovendo a solidariedade com as regiões mais necessitadas do mundo."
"Juntos – prossegue o Santo Padre – podemos construir um desenvolvimento humano integral do qual todos nos beneficiamos", hoje como no futuro. Um desenvolvimento – ressalta evocando a sua última encíclica – que seja "inspirado nos valores da caridade na verdade".
Para que isso ocorra, "é essencial que o atual modelo de desenvolvimento seja transformado" mediante um maior sentido de responsabilidade pela Criação – é a sua reflexão. Tal exigência não é decorrente somente dos fatores ambientais, "mas também do escândalo da fome e da miséria humana" - observa.
Em seguida, Bento XVI assegura o seu apoio à Conferência da ONU, recordando que a Igreja considera as questões concernentes ao ambiente, extremamente ligadas ao desenvolvimento humano integral. (RL)
Solução simples para o aquecimento global

Uma coisa que podemos facilmente fazer para alcançar este objetivo: podemos declarar o domingo um dia livre de combustível fóssil ou um dia de baixo carbono ou, pelo menos um dia de economia de energia. Podemos começar esta semana, este mês ou em 2010. Podemos começar individualmente e coletivamente. A longa viagem para reduzir as emissões de dióxido de carbono pode começar aqui e agora. Há não muito tempo o domingo era usado para ser um dia de descanso, um dia de renovação espiritual, um dia para as famílias se reunirem, mas mudamos o domingo de um dia de descanso para um dia de compras, vôos e direção de carros. No entanto, no contexto das emissões excessivas de dióxido de carbono na atmosfera, que estão trazendo transformações catastróficas, podemos e devemos restaurar o domingo para ser um dia de Gaia, um dia para a Terra. [grifo acrescentado]
Não haverá grandes dificuldades em reduzir o uso de todos os não-essenciais e não-urgentes combustíveis fósseis para um dia por semana. Podemos facilmente fechar supermercados, lojas e postos de gasolina. Podemos reduzir a nossa mobilidade ao estritamente necessário e sem prejudicar a economia de qualquer forma. Podemos desfrutar o domingo, mais uma vez, com a nossa família e amigos. Podemos participar de jardinagem, escrever, pintar, caminhar, fazer pão ou simplesmente passar o tempo na contemplação. Isto será bom para a nossa saúde pessoal, bem como para a saúde do planeta. Teremos tempo para nossos amigos, tempo para brincar com os nossos filhos e tempo para a família. De repente podemos reduzir 10% das nossas emissões de carbono na atmosfera fazendo do domingo um dia de baixo carbono e ao mesmo tempo, tornar-nos mais saudáveis e felizes. Então, vamos fazer do domingo um dia de descanso e renovação, em vez de um dia de viagem e trabalho.
O aquecimento global ou as mudanças climáticas são apenas um sintoma do nosso profundo desejo de consumir, consumir e consumir. O problema externo das emissões de carbono está relacionada com o problema interno do desejo. Se ficarmos numa corrida exaustiva 24 horas, sete dias por semana, somos obrigados a poluir o nosso espaço interior, bem como o espaço exterior. A velocidade é a maldição da civilização moderna. A solução para o aquecimento global é simples: diminuir o ritmo. Devagar é bonito. Mesmo se não podemos diminuir todo dia, pelo menos, desacelerar no domingo.
Se você é um cristão então o domingo lento deve ser natural para você, se você é um muçulmano, faça da sexta-feira seu dia de baixa emissão de carbono, se você é judeu, então o sábado pode ser o seu dia para economizar energia, se você seguir uma forma secular de vida, então escolha o seu próprio dia de carbono-livre. Pelo menos no domingo, nós podemos ser cidadãos e não consumidores.
Fonte: Guardian
23 setembro 2009
O que é “Siga a Bíblia”?
Saiba mais sobre este projeto que irá marcar cidades em diversas partes do mundo.
22 setembro 2009
21 setembro 2009
Momento Saúde - Uma droga chamada açúcar
Uma droga chamada açúcar
A revista Veja desta semana traz como matéria de capa reportagem sobre os males do açúcar. Leia aqui alguns trechos: "O açúcar começa a ser considerado um vilão da saúde humana, um veneno tão prejudicial que merece ser tratado com o mesmo rigor empregado contra – suprema decadência! – o tabaco. Está mais perto o dia em que um pacote de açúcar trará a inscrição: 'O Ministério da Saúde adverte: este produto é prejudicial à saúde.' O açúcar, em suas várias formas, é o grande promotor da obesidade, mas seus níveis altos no sangue podem ser associados a quase todas as moléstias degenerativas, do ataque cardíaco ao derrame cerebral e ao diabetes. Existem suspeitas científicas sérias de que o açúcar possa até ser uma das causas de alguns tipos de câncer. Na lista, está o câncer de pâncreas, o mesmo que matou o ator Patrick Swayze aos 57 anos na semana passada. Em Harvard, pesquisadores acompanharam 89.000 mulheres e 50.000 homens e descobriram que os refrigerantes podem aumentar o risco de câncer de pâncreas em mulheres, só em mulheres. Antes que os homens se sintam premiados pela natureza, outro estudo, que examinou 1.800 doentes, sugere que uma dieta açucarada pode aumentar o risco de câncer do intestino grosso em homens, só em homens.
"Mas, se o açúcar, como o tabaco, subir ao patíbulo, o refrigerante se tornará o cigarro da vez. Nos Estados Unidos, já há um movimento, incipiente mas sólido, integrado pelos cientistas mais reputados do país, contra o consumo de refrigerante. Os estados de Nova York e do Maine discutiram a possibilidade de cortar seu consumo a golpes de imposto. Em Nova York, o governador David Paterson propôs uma alíquota de 18%, mas recuou depois de perceber a má vontade dos parlamentares e a força do lobby do açúcar, cujo poder é lendário na política americana. Recentemente, um artigo publicado no New England Journal of Medicine causou furor ao defender uma taxa punitiva sobre os refrigerantes. A repercussão se deveu à assertividade do artigo – que sugere tratar o açúcar como se tratou o tabaco – e à identidade de seus autores. Um é Kelly Brownell, renomado epidemiologista da Universidade Yale. O outro é Thomas Frieden, que, trabalhando na prefeitura de Nova York, liderou o combate à gordura trans e fez 300.000 nova-iorquinos largar o cigarro. Agora, Frieden assessora o presidente Barack Obama como cabeça do CDC, órgão que cuida do controle e da prevenção de doenças.
"Fechando o cerco, o professor Walter Willett, uma sumidade acadêmica que chefia o departamento de nutrição da escola de saúde pública de Harvard, lidera o lobby para convencer a indústria a adotar uma fórmula de refrigerante menos prejudicial à saúde. Quer que cada latinha ou garrafa tenha, no máximo, 50 calorias, o equivalente a três colheres de chá de açúcar. Uma lata de refrigerante normalmente tem 150 calorias, o equivalente a dez colheres de chá de açúcar. Um adulto que bebe uma lata com 150 calorias por dia pode chegar ao fim de um ano quase 7 quilos mais gordo. Elegantemente, Willett declarou: 'Quando um adulto se acostuma a comer tudo doce, fica difícil apreciar a doçura suave de uma cenoura ou uma maçã.' No mês passado, outro golpe duríssimo. Pela primeira vez na história, a American Heart Association, a entidade dos cardiologistas, divulgou limites específicos para o consumo de calorias de açúcar. Surpreendentemente, definiu níveis inferiores aos comumente recomendados. As mulheres não devem consumir mais que 100 calorias de açúcar por dia, o que corresponde a pouco mais de seis colheres de chá de açúcar. Para os homens, o limite diário é de 150 calorias, ou dez colheres.
"Os EUA são a barricada mais potente contra o açúcar do refrigerante, mas não a única. A Inglaterra e a França estão proibindo a propaganda de refrigerantes na televisão. No México, onde a obesidade cresce num ritmo assustador, o refrigerante está sendo banido das escolas. Na Alemanha e na Bélgica, a proibição vale até para o comércio nas imediações das escolas. Na Irlanda, celebridades não podem fazer comerciais de refrigerantes dirigidos ao público infantil. O açúcar e a obesidade que dele advêm são um problema em todo o planeta, inclusive no Brasil. Examinando dados relativos a 2005, a Organização Mundial de Saúde estimou que 1,6 bilhão de seres humanos estejam acima do peso e 400 milhões, obesos. (...)
"Obviamente, há diferenças entre o açúcar e o tabaco em termos de agressão ao organismo. A começar pelo fato de que nunca precisamos de tabaco para viver, mas necessitamos de açúcar – embora nos baste o açúcar encontrado naturalmente nas frutas, no leite e no mel, nos legumes e temperos. Do ponto de vista exclusivo do funcionamento metabólico humano, é inteiramente desnecessário o açúcar que se adiciona a alimentos e bebidas, sucos, bolos, balas, doces, pudins, chocolates e a uma infinidade de produtos que nem desconfiamos conter açúcar, como cerveja e massa de tomate. Como tudo o que é desnecessário ao metabolismo, o açúcar em excesso faz mal à saúde. (...)
"Teme-se que, pela primeira vez desde a guerra civil (1861-1865), a expectativa de vida [dos norte-americanos] caia devido às mortes por obesidade. A estatística é tenebrosa: 34,3% dos americanos com 20 anos ou mais estão obesos. Entre as crianças de 6 a 11 anos, que bebem hoje mais refrigerante do que leite, a incidência chega a 17%. No Brasil, a situação é menos grave, mas preocupa (veja a tabela).
"O refrigerante não virou o alvo número 1 do cerco ao açúcar apenas por causa do alto consumo. Há pesquisas mostrando que a ingestão de caloria em forma líquida pode ser mais prejudicial à saúde que a de caloria de alimentos sólidos. Por motivos ainda desconhecidos, a caloria em forma líquida dribla o radar do apetite humano e retarda a sensação de saciedade, o que nos leva a comer mais, e engordar. (...)
"O resultado é uma devastação, porque um mal provoca outro, que por sua vez provoca um terceiro, colocando em movimento um carrossel que pode incluir cárie dentária, hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, falência renal, cegueira, doenças nervosas, amputações – e algo como seis a sete anos de vida a menos. (...)"

Leia também: "O perigo branco" e "Açúcar e câncer"

"Mas, se o açúcar, como o tabaco, subir ao patíbulo, o refrigerante se tornará o cigarro da vez. Nos Estados Unidos, já há um movimento, incipiente mas sólido, integrado pelos cientistas mais reputados do país, contra o consumo de refrigerante. Os estados de Nova York e do Maine discutiram a possibilidade de cortar seu consumo a golpes de imposto. Em Nova York, o governador David Paterson propôs uma alíquota de 18%, mas recuou depois de perceber a má vontade dos parlamentares e a força do lobby do açúcar, cujo poder é lendário na política americana. Recentemente, um artigo publicado no New England Journal of Medicine causou furor ao defender uma taxa punitiva sobre os refrigerantes. A repercussão se deveu à assertividade do artigo – que sugere tratar o açúcar como se tratou o tabaco – e à identidade de seus autores. Um é Kelly Brownell, renomado epidemiologista da Universidade Yale. O outro é Thomas Frieden, que, trabalhando na prefeitura de Nova York, liderou o combate à gordura trans e fez 300.000 nova-iorquinos largar o cigarro. Agora, Frieden assessora o presidente Barack Obama como cabeça do CDC, órgão que cuida do controle e da prevenção de doenças.
"Fechando o cerco, o professor Walter Willett, uma sumidade acadêmica que chefia o departamento de nutrição da escola de saúde pública de Harvard, lidera o lobby para convencer a indústria a adotar uma fórmula de refrigerante menos prejudicial à saúde. Quer que cada latinha ou garrafa tenha, no máximo, 50 calorias, o equivalente a três colheres de chá de açúcar. Uma lata de refrigerante normalmente tem 150 calorias, o equivalente a dez colheres de chá de açúcar. Um adulto que bebe uma lata com 150 calorias por dia pode chegar ao fim de um ano quase 7 quilos mais gordo. Elegantemente, Willett declarou: 'Quando um adulto se acostuma a comer tudo doce, fica difícil apreciar a doçura suave de uma cenoura ou uma maçã.' No mês passado, outro golpe duríssimo. Pela primeira vez na história, a American Heart Association, a entidade dos cardiologistas, divulgou limites específicos para o consumo de calorias de açúcar. Surpreendentemente, definiu níveis inferiores aos comumente recomendados. As mulheres não devem consumir mais que 100 calorias de açúcar por dia, o que corresponde a pouco mais de seis colheres de chá de açúcar. Para os homens, o limite diário é de 150 calorias, ou dez colheres.
"Os EUA são a barricada mais potente contra o açúcar do refrigerante, mas não a única. A Inglaterra e a França estão proibindo a propaganda de refrigerantes na televisão. No México, onde a obesidade cresce num ritmo assustador, o refrigerante está sendo banido das escolas. Na Alemanha e na Bélgica, a proibição vale até para o comércio nas imediações das escolas. Na Irlanda, celebridades não podem fazer comerciais de refrigerantes dirigidos ao público infantil. O açúcar e a obesidade que dele advêm são um problema em todo o planeta, inclusive no Brasil. Examinando dados relativos a 2005, a Organização Mundial de Saúde estimou que 1,6 bilhão de seres humanos estejam acima do peso e 400 milhões, obesos. (...)
"Obviamente, há diferenças entre o açúcar e o tabaco em termos de agressão ao organismo. A começar pelo fato de que nunca precisamos de tabaco para viver, mas necessitamos de açúcar – embora nos baste o açúcar encontrado naturalmente nas frutas, no leite e no mel, nos legumes e temperos. Do ponto de vista exclusivo do funcionamento metabólico humano, é inteiramente desnecessário o açúcar que se adiciona a alimentos e bebidas, sucos, bolos, balas, doces, pudins, chocolates e a uma infinidade de produtos que nem desconfiamos conter açúcar, como cerveja e massa de tomate. Como tudo o que é desnecessário ao metabolismo, o açúcar em excesso faz mal à saúde. (...)
"Teme-se que, pela primeira vez desde a guerra civil (1861-1865), a expectativa de vida [dos norte-americanos] caia devido às mortes por obesidade. A estatística é tenebrosa: 34,3% dos americanos com 20 anos ou mais estão obesos. Entre as crianças de 6 a 11 anos, que bebem hoje mais refrigerante do que leite, a incidência chega a 17%. No Brasil, a situação é menos grave, mas preocupa (veja a tabela).
"O refrigerante não virou o alvo número 1 do cerco ao açúcar apenas por causa do alto consumo. Há pesquisas mostrando que a ingestão de caloria em forma líquida pode ser mais prejudicial à saúde que a de caloria de alimentos sólidos. Por motivos ainda desconhecidos, a caloria em forma líquida dribla o radar do apetite humano e retarda a sensação de saciedade, o que nos leva a comer mais, e engordar. (...)
"O resultado é uma devastação, porque um mal provoca outro, que por sua vez provoca um terceiro, colocando em movimento um carrossel que pode incluir cárie dentária, hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, falência renal, cegueira, doenças nervosas, amputações – e algo como seis a sete anos de vida a menos. (...)"

Leia também: "O perigo branco" e "Açúcar e câncer"
Assinar:
Postagens (Atom)